Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Profissional cubano do programa "Mais Médicos" é encontrado morto em Brasília

Publicado por Moema Fiuza
há 10 anos

Um médico cubano contratado dentro do programa "Mais Médicos" foi achado morto nesta segunda-feira em um hotel de Brasília, aparentemente após cometer suicídio, segundo informaram as autoridades.

O Ministério da Saúde, responsável pela contratação dos médicos do programa, não revelou até agora a identidade do profissional de 52 anos, que estava hospedado no Hotel Nacional e foi achado enforcado com um lençol.

Segundo o Ministério, o cubano ainda não atendia pacientes por estar dentro de um dos períodos do curso de adaptação prévio para os profissionais estrangeiros que fazem parte do programa.

A 5ª Delegacia da Polícia Civil no Distrito Federal de Brasília indicou que investiga os fatos e a principal hipótese das autoridades é de que o médico cubano cometeu suicídio e que membros da Embaixada cubana em Brasília acompanham as investigações.

O transporte do corpo para Cuba será realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPS), organismo através do qual o Brasil contrata os profissionais do país caribenho.

Com o programa "Mais Médicos", criado para melhorar a precária assistência na rede de saúde pública em cidades isoladas e pobres, o governo brasileiro contratou até agora cerca de 9.420 médicos estrangeiros, dos quais cerca de 70% procedem de Cuba.

Alguns dos profissionais cubanos abandonaram os postos de trabalho, aparentemente com a intenção de se mudar para outros países, e muitos questionam porque o governo de Havana não lhes entrega todo o salário pago pelo Brasil.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/profissional-cubano-do-programa-mais-medicoseencontrado-morto-...

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações125
  • Seguidores1573
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações562
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/profissional-cubano-do-programa-mais-medicos-e-encontrado-morto-em-brasilia/114780671

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)