Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Senador tucano vai apresentar pedido de impeachment de Dilma Rousseff

Para Mário Couto, presidente é culpada pelo prejuízo da Petrobras em compra de refinaria

Publicado por Moema Fiuza
há 10 anos

Senador tucano vai apresentar pedido de impeachment de Dilma Rousseff

O senador Mário Couto (PSDB-PA) decidiu, nesta quarta-feira (26), apresentar pedido de impeachment da presidente Dilma Russeff.

De acordo com o parlamentar, Dilma é responsável pelo prejuízo bilionário da Petrobras gerado pela compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), em 2006.

O requerimento deve ser protocolado na Câmara dos Deputados na próxima quinta-feira (27). Segundo informações da assessoria do senador, ele recebeu orientação técnica da equipe jurídica de seu gabinete e está certo de que o pedido é válido.

Durante pronunciamento no plenário do Senado nesta quarta, Couto afirmou que a presidente Dilma confessou saber que o relatório técnico que autorizava a compra da refinaria era falho e, por isso, deve responder pelo prejuízo da estatal.

A nossa presidente sabia. Ela que não venha fazer a mesma coisa do [ex-presidente] Lula, que nunca sabe e nunca viu! A nossa presidente sabia! Ela declarou isto por escrito, que sabia. Aliás, brasileiro, você não deve mais aguentar o tanto de corrupção que passa e que se tem neste País. É trágico, Brasil!

A compra da refinaria de Pasadena custou à Petrobras US$ 1,18 bilhão, quase 30 vezes mais que o valor pago pela empresa belga Astra para adquirí-la um ano antes.

No início da semana passada, a presidente Dilma Rousseff, presidente do Conselho de Administração da Petrobras na época da compra, disse, em nota à imprensa, que a transação foi autorizada mediante parecer "técnica e juridicamente falho", dando início às pressões contra a estatal.

Processo de impeachment

No pedido de abertura do processo de impeachment, o senador tucano acusa Dilma de crime de responsabilidade, alegando que a presidente era, na época em que a compra da refinaria foi autorizada, ministra da Casa Civil e chefe do setor energético brasileiro.

O texto do requerimento afirma ainda que a Petrobras comprou a refinaria "de forma extremamente absurda e atentatória à boa fé contra o patrimônio brasileiro".

O senador também acusa Dilma de não ter tomado nenhuma providência para investigar o contrato quando teve conhecimento dos erros, nem como conselheira administrativa da Petrobras, nem agora como presidente da República.

Depois de o pedido ser protocolado na Câmara, um comissão será formado para examinar o requerimento de impeachment. ESSE colegiado é que vai decidir se aceita ou arquiva o pedido de abertura de processo.

Fonte: http://noticias.r7.com/brasil/senador-tucano-vai-apresentar-pedido-de-impeachment-de-dilma-rousseff-...

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações125
  • Seguidores1573
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2791
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/senador-tucano-vai-apresentar-pedido-de-impeachment-de-dilma-rousseff/114641232

58 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Não acredito que isso vai dar em alguma coisa ...

Mas se der eu vou acender uma vela ao Senador ...

Amém. continuar lendo

acender vela??? eu acendo uma tocha olimpica pra ele continuar lendo

Senhores, o xeque mate é do PT, se a Dilma sai, o Lula entra em 2014. Se a Dilma não sai, ele entra em 2018! Vão colocar quem para concorrer com ele? Um tucano? O Sérgio Cabral? Quem? continuar lendo

Que essa criatura presidencial possa não somente ser destituída, como dar o fora deste país. Criatura terrível! Totalmente incapaz de gerir até mesmo uma cozinha! continuar lendo

Será mais fácil para eles eleger o Lula do que reeleger a Dilma!
De duas uma: PT mais quatro anos.
É o que o nordeste quer..... maioria eleitoral da nação. continuar lendo

Paciência povo brasileiro, são vocês quem escolhem os governantes. continuar lendo

Lula no Nordeste e Maluf, Tiririca e outros em São Paulo. continuar lendo

É isso aí Homero. Mas não vai precisar do Lula ser candidato, a Dilma vai vencer, inclusive no Nordeste, com uma frente muito grande! continuar lendo

Parece piada o PSDB agora está de forma tão acirrada defendendo a Petrobrás. Na época do FHC eles estavam sucateando a mesma para vendê-la a preço vil.

Sem dúvida o caso merece investigação, tanto pela Polícia Federal, quanto pelo Ministério Público, mas uma CPI no momento só mostra o viés político que a oposição quer dar para o caso, estão pouco ligando para a Petrobrax, ops, Petrobrás. continuar lendo

José, nem PT nem PSDB. Que Deus nos ajude. Melhor seria o Turchinov. continuar lendo