Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

STF declara Lei 100 inconstitucional e determina saída de beneficiados

Publicado por Moema Fiuza
há 10 anos

Os mais de 96 mil servidores do Estado que foram beneficiados com a efetivação dos cargos que ocupavam após sanção da Lei Complementar Estadual 100 deverão deixar os cargos imediatamente. Esse foi o entendimento, por unanimidade, dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que julgaram, na tarde desta quarta-feira (26), a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pela Procuradoria-Geral da República.

A determinação possui algumas ressalvas, mas a decisão causará um grande impacto para o Estado de Minas Gerais. A Corte determinou a saída de todos os servidores a partir da publicação do acórdão. De acordo com a assessoria do STF, publicado pelo Estado de Minas, não existe um prazo determinado para a publicação da sentença, portanto, ainda não é possível prever a saída dos servidores.

O ministro Dias Tóffoli declarou que aqueles que se beneficiaram com a aposentadoria ou que se enquadrem nesta situação até a data da publicação da sentença não serão atingidos. O mesmo vale para aqueles que conseguiram a aprovação em concurso público e exercem as funções, entretanto, quem se manteve nos cargos apenas com a segurança da lei, agora inconstitucional, deverão deixar os cargos, dessa forma novas contratações deverão ser feitas para suprir as vagas em aberto.

O ministro Marco Aurélio Mello fez duros ataques à lei mineira, dizendo que ela fere “escancaradamente a Constituição. Ou a Constituição federal é observada ou não é. Aqui foi desrespeitada de forma abusiva. Apostando na morosidade da Justiça, se desrespeitou flagrantemente”.

Por fim, o presidente ministro Joaquim Barbosa voltou a falar sobre a situação dos já aposentados, afirmando que esse direito deve ser mantido. Para que a situação, por parte dos futuros demitidos seja sanada, o presidente votou para que seja realizado um novo concurso público de forma mais célere, com isso, abrindo a oportunidade para os prejudicados.

A polêmica começou em novembro de 2007, quando o Governo de Minas Gerais publicou a sanção da Lei 100. Na época, a determinação beneficiou cerca de 96 mil funcionários que haviam sido contratados até o dia 31 de dezembro de 2006 e possuíam vinculo precário no Estado. Todos os favorecidos ocupam funções como professores, vigilantes e faxineiros.

Fonte: http://www.jornaldeuberaba.com.br/cadernos/justiça/11143/stf-declara-lei-100-inconstitucionaledete...

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações125
  • Seguidores1573
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3909
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-declara-lei-100-inconstitucional-e-determina-saida-de-beneficiados/114620028

Informações relacionadas

Supremo Tribunal Federal
Jurisprudênciahá 10 anos

Supremo Tribunal Federal STF - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI 4876 DF

ContratoRecurso Blog, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo Reclamação Trabalhista - Dano Moral - ofensas

Peterson e Escobar Advogados, Advogado
Artigoshá 4 anos

Lei 100: Servidores, Conheçam Seus Direitos

Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Jurisprudênciahá 8 anos

Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Cível: AC XXXXX31066714001 MG

M a Y K e L L P H e L i P, Escritor de Não Ficção
Artigoshá 8 anos

Lei 100 | 2007: Como ficam os direitos dos servidores exonerados de Minas?

16 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O engraçado é que não vi no texto, muito menos nos comentários (a maioria perplexos com o "trem da alegria") qualquer alusão ao gestor responsável por tamanho descalabro: ex-governador Aécio Neves. Friso que a atitude do político é inconstitucional e passível de responsabilidade por improbidade administrativa, nos termos do art. 37, par.2º da Constituição Federal. -------------->>> http://www1.folha.uol.com.br/poder/2007/11/343602-aecio-sanciona-lei-que-efetiva-98-mil-servidores-nao-concursados.shtml continuar lendo

É o famoso trem da alegria. Parabéns ao STF. continuar lendo

Acoimados são os representantes deste ilustre estado a esfera executiva e legislativa, que sequer, em uma análise mais detalhada nas comissões de constituições e justiça, foram capazes de prever tal desfecho, comprometendo imprudentemente a vida profissional de tantos brasileiros ilustres. Devemos sim nos lembrar de todos os culpados, nos próximos pleitos é a solução. Não podemos nos esquecer que “Ordem e Progresso” é nosso lema... continuar lendo

Sem aprovação em concurso não há como comprovar o mérito. Não comprovar o mérito é o mesmo que desviar o dinheiro público, paga-se pelo bom e se recebe o ruim.
É um crime com repercução negativa por muitos e muitos anos. continuar lendo

Cara Mm Aposentada, o que o STF fez ao jugar a ação foi modular o efeitos da sentença para não prejudicar o Direito adquirido dos Aposentados.O Supremo Tribunal Federal proferiu, em várias oportunidades, decisões com modulações de seus efeitos com o intuito de dar interpretação conforme a constituição a certos dispositivos normativos. Com o advento da Lei 9.868, de 1999, essa questão foi, enfim, positivada. O artigo 27 da referida lei estabeleceu que: Ao declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, e tendo em vista razões de segurança jurídica ou de excepcional interesse social, poderá o Supremo Tribunal Federal, por maioria de dois terços de seus membros, restringir os efeitos daquela declaração ou decidir que ela só tenha eficácia a partir de seu trânsito em julgado ou de outro momento que venha a ser fixado. Entendeu. continuar lendo