Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

STF declara Lei 100 inconstitucional e determina saída de beneficiados

Publicado por Moema Fiuza
há 10 anos

Os mais de 96 mil servidores do Estado que foram beneficiados com a efetivação dos cargos que ocupavam após sanção da Lei Complementar Estadual 100 deverão deixar os cargos imediatamente. Esse foi o entendimento, por unanimidade, dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que julgaram, na tarde desta quarta-feira (26), a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pela Procuradoria-Geral da República.

A determinação possui algumas ressalvas, mas a decisão causará um grande impacto para o Estado de Minas Gerais. A Corte determinou a saída de todos os servidores a partir da publicação do acórdão. De acordo com a assessoria do STF, publicado pelo Estado de Minas, não existe um prazo determinado para a publicação da sentença, portanto, ainda não é possível prever a saída dos servidores.

O ministro Dias Tóffoli declarou que aqueles que se beneficiaram com a aposentadoria ou que se enquadrem nesta situação até a data da publicação da sentença não serão atingidos. O mesmo vale para aqueles que conseguiram a aprovação em concurso público e exercem as funções, entretanto, quem se manteve nos cargos apenas com a segurança da lei, agora inconstitucional, deverão deixar os cargos, dessa forma novas contratações deverão ser feitas para suprir as vagas em aberto.

O ministro Marco Aurélio Mello fez duros ataques à lei mineira, dizendo que ela fere “escancaradamente a Constituição. Ou a Constituição federal é observada ou não é. Aqui foi desrespeitada de forma abusiva. Apostando na morosidade da Justiça, se desrespeitou flagrantemente”.

Por fim, o presidente ministro Joaquim Barbosa voltou a falar sobre a situação dos já aposentados, afirmando que esse direito deve ser mantido. Para que a situação, por parte dos futuros demitidos seja sanada, o presidente votou para que seja realizado um novo concurso público de forma mais célere, com isso, abrindo a oportunidade para os prejudicados.

A polêmica começou em novembro de 2007, quando o Governo de Minas Gerais publicou a sanção da Lei 100. Na época, a determinação beneficiou cerca de 96 mil funcionários que haviam sido contratados até o dia 31 de dezembro de 2006 e possuíam vinculo precário no Estado. Todos os favorecidos ocupam funções como professores, vigilantes e faxineiros.

Fonte: http://www.jornaldeuberaba.com.br/cadernos/justiça/11143/stf-declara-lei-100-inconstitucionaledete...

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações125
  • Seguidores1573
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3903
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-declara-lei-100-inconstitucional-e-determina-saida-de-beneficiados/114620028

Informações relacionadas

ContratoRecurso Blog, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo Reclamação Trabalhista - Dano Moral - ofensas

Peterson e Escobar Advogados, Advogado
Artigoshá 4 anos

Lei 100: Servidores, Conheçam Seus Direitos

Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Jurisprudênciahá 8 anos

Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Cível: AC XXXXX31066714001 MG

M a Y K e L L P H e L i P, Escritor de Não Ficção
Artigoshá 8 anos

Lei 100 | 2007: Como ficam os direitos dos servidores exonerados de Minas?

Aldemiro Dantas, Advogado
Artigoshá 10 anos

Momento da juntada de documentos no processo do trabalho

16 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O engraçado é que não vi no texto, muito menos nos comentários (a maioria perplexos com o "trem da alegria") qualquer alusão ao gestor responsável por tamanho descalabro: ex-governador Aécio Neves. Friso que a atitude do político é inconstitucional e passível de responsabilidade por improbidade administrativa, nos termos do art. 37, par.2º da Constituição Federal. -------------->>> http://www1.folha.uol.com.br/poder/2007/11/343602-aecio-sanciona-lei-que-efetiva-98-mil-servidores-nao-concursados.shtml continuar lendo

É o famoso trem da alegria. Parabéns ao STF. continuar lendo

Acoimados são os representantes deste ilustre estado a esfera executiva e legislativa, que sequer, em uma análise mais detalhada nas comissões de constituições e justiça, foram capazes de prever tal desfecho, comprometendo imprudentemente a vida profissional de tantos brasileiros ilustres. Devemos sim nos lembrar de todos os culpados, nos próximos pleitos é a solução. Não podemos nos esquecer que “Ordem e Progresso” é nosso lema... continuar lendo

Sem aprovação em concurso não há como comprovar o mérito. Não comprovar o mérito é o mesmo que desviar o dinheiro público, paga-se pelo bom e se recebe o ruim.
É um crime com repercução negativa por muitos e muitos anos. continuar lendo

Cara Mm Aposentada, o que o STF fez ao jugar a ação foi modular o efeitos da sentença para não prejudicar o Direito adquirido dos Aposentados.O Supremo Tribunal Federal proferiu, em várias oportunidades, decisões com modulações de seus efeitos com o intuito de dar interpretação conforme a constituição a certos dispositivos normativos. Com o advento da Lei 9.868, de 1999, essa questão foi, enfim, positivada. O artigo 27 da referida lei estabeleceu que: Ao declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, e tendo em vista razões de segurança jurídica ou de excepcional interesse social, poderá o Supremo Tribunal Federal, por maioria de dois terços de seus membros, restringir os efeitos daquela declaração ou decidir que ela só tenha eficácia a partir de seu trânsito em julgado ou de outro momento que venha a ser fixado. Entendeu. continuar lendo