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12 de Maio de 2024

Carros rebaixados são liberados: veja a nova resolução publicada pelo Contran

Publicado por Moema Fiuza
há 10 anos

Carros rebaixados so liberados veja a nova resoluo publicada pelo Contran

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou hoje no Diário Oficial da União a nova resolução que dispõe sobre as regras para regularização de alterações na suspensão de veículos. Em outras palavras, agora você já pode rebaixar seu carro, levantar seu jipe ou empinar a traseira do seu caminhão e regularizar as modificações.

A nova resolução 479/2014 altera o artigo 6º da resolução 292/2008, que proibia sistemas com regulagem de altura e exigia que constasse no CRLV (o documento do carro) a nova altura de rodagem, medida do solo ao ponto do farol baixo. Veja como era:

Art. 6º Na troca do sistema de suspensão não será permitida a utilização de sistemas de suspensão com regulagem de altura

Parágrafo único: Para os veículos que tiverem sua suspensão modificada, deve-se fazer constar no campo das observações do Certificado de Registro de Veículo – CRV e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV a nova altura do veículo medida verticalmente do solo ao ponto do farol baixo (original) do veículo.

Agora, a nova resolução libera o uso de suspensões reguláveis para veículos com peso bruto total de até 3.500 kg, desde que a altura mínima de rodagem seja de 100 mm, medida do solo ao ponto mais baixo do chassi. Além da altura mínima, é preciso também que o conjunto de rodas e pneus não toquem em nenhuma parte da carroceria durante o teste de esterçamento.

Carros rebaixados so liberados veja a nova resoluo publicada pelo Contran

Se você leu nosso post publicado exatamente no mesmo dia da redação da nova resolução, deve ter visto que o que motivou essa proibição temporária da regularização das modificações em suspensões foram os caminhoneiros que levantam a traseira do chassi e rebaixam o eixo dianteiro, os chamados “verdureiros”. A nova resolução foi direto ao ponto, e determinou que o nivelamento da longarina do chassi não pode ultrapassar dois graus em uma linha horizontal. A intenção é que a inclinação máxima permitida deverá ser a variação natural da carroceria quando vazia ou carregada.

Carros rebaixados so liberados veja a nova resoluo publicada pelo Contran

Um passo importante foi dado, mas ainda existem brechas que precisam ser remediadas. A nova resolução altera apenas o artigo 6º da resolução 292/2008, mas o artigo 8º continua inalterado e determinando o seguinte:

Art. 8º Ficam proibidas:

I – A utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas doveículo;

II – O aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;

III – A substituição do chassi ou monobloco de veículo por outro chassi ou monobloco, nos casos de modificação, furto/roubo ou sinistro de veículos, com exceção de sinistros emmotocicletas e assemelhados;

IV – A alteração das características originais das molas do veículo, inclusão, exclusão ou modificação de dispositivos da suspensão.

Embora a tabela “Modificações Permitidas”, anexada ao texto da resolução original (292/2008) permita a troca do sistema de suspensão, o texto ainda deixa margem para interpretações que possam proibir as alterações, como aconteceu naquele caso de Xanxerê/SC já citado em nosso post anterior sobre o assunto.

Apesar disso, todo esse caso foi um bom exemplo do funcionamento ideal das instituições públicas: um problema foi identificado, as providências para solucioná-lo foram tomadas de forma adequada, suspendendo temporariamente a regularização para que não houvesse injustiças enquanto as novas regras eram criadas. Vamos ver como a nova resolução irá funcionar a partir de agora e se ela vai solucionar os problemas anteriores dos carros rebaixados frente à lei.

Fonte: http://www.flatout.com.br/carros-rebaixados-são-liberados-vejaanova-resolucao-publicada-pelo-contr...

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20 Comentários

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kkkk só liberaram porque quem vai fazer a fiscalização são os "buracos" e as "lombadas" que mais parecem postes deitados, sendo que a penalização vai ser o escapamento caído, ou as barras estabilizadoras deterioradas kk continuar lendo

Podemos comunicar as montadoras que não precisam mais investir em tecnologia e segurança na questão de sistema de suspensão de veículos fabricados no Brasil, pois este item não têm importância alguma, segundo nossos técnicos que legislam sobre o assunto. continuar lendo

Vejam só. Esse é o órgão encarregado pelas normas de segurança no trânsito!
Se você pagar a regulamentação, está liberado.
Depois de as montadoras investirem milhões para encontrar a altura certa e segura para os veículos, o governo diz que isso não tem importância!
Sem mais palavras... continuar lendo

Cara é pra isso que vai servir a certificação do INMETRO. Passarão por testes para definir se a modificação comprometeu, além do limite, a segurança do veículo.
Se você possui um carro, não gosta e não tem interesse em rebaixar, mais quer por uma roda esportiva, de liga leve, essa modificação já influencia na segurança do veículo só que é mínima. Se você por uma roda esportiva maior, pra não ser contra a lei de passar do diâmetro pneu/roda, você vai ter que pôr um pneu com perfil menor, também influenciará.
Pra isso essa modificação na regulamentação, para que se estipule um limite, tentar evitar os exageros e junto a perda da segurança. continuar lendo

Puro lobby. Tenho posição contrária a essas alterações. Suspensão de veículos é mecanismo complexo e desenvolvido não apenas por um engenheiro, mas por uma equipe de engenheiros mecânicos, os quais se debruçam sobre as pranchetas, no sentido de oferecer o melhor conforto, a melhor dirigibilidade, a melhor aderência - segurança, enfim! Essas alterações envolvem amortecedores, molas, batentes e outros, cuja modificação pode causar graves acidentes. Nossas ruas estão repletas de veículos velhos, com pneus absolutamente desgastados, e além disso - muitas vezes - com a suspensão ARTESANALMENTE alterada; por pessoas que não fazem ideia das consequências dessas modificações. Rasgaram os diplomas dos engenheiros mecânicos com essa permissão. continuar lendo

Nos EUA é possível comprar peças de fornecedores autorizados pelas próprias marcas (Ford, Chevrolet, etc.) e promover alterações na suspensão sem que haja qualquer risco à segurança. Algumas delas fornecidas por divisões das próprias montadoras, como a Ford Racing, que oferece diversas peças e partes para melhorar a performance dos veículos.
Veja-se, inclusive, que um veículo com um perfil mais baixo oferecerá um centro de gravidade mais baixo e, por consequência, uma maior estabilidade em curvas ou manobras bruscas.
Os projetos "de fábrica" visam um rendimento equilibrado entre segurança, conforto, durabilidade e consumo de combustível.
Se você alterar a altura da suspensão com o uso de uma mola esportiva o carro perderá conforto, pois ela será um pouco mais dura que a original, justamente para compensar o seu tamanho menor, mas oferecerá mais estabilidade ao conjunto.
Se você colocar uma roda mais larga no seu veículo, isso pode alterar o consumo de combustível, pois uma maior área de contato entre solo e pneu exigirá mais do motor, e, por consequência, aumentará o consumo. Por outro lado, melhorará a aderência do veículo ao solo, fornecendo mais segurança.
O que é realmente perigoso é modificar a suspensão sem critério, cortando várias voltas das molas e usando rodas tão grandes que enroscam na lataria do veículo.
Se fosse permitido alterar o veículo com peças de reposição, isso fomentaria inclusive a indústria, pois garanto que muitas pessoas buscariam esses componentes, pois não querem fazer gambiarra em seus veículos. continuar lendo